Escreva os termos da sua busca

Meio Ambiente

Estudo analisa a percepção de consumidores sobre a mídia e suas influências sobre o comportamento na compra de alimentos

A mídia e as propagandas de alimentos são hoje largamente utilizadas pelas indústrias como um meio de se destacar em relação a seus concorrentes. Esse tipo de atividade pode exercer grande influência sobre o comportamento de compra e consumo do consumidor.

Destaca-se o fato de que, em decorrência do desenvolvimento econômico das populações, se observou a substituição de dietas minimamente processadas, ricas em alimentos de origem vegetal, para dietas ricas em carne, óleos e gorduras, e alimentos processados.

A profusão destes alimentos industrializados no mercado mundial acabou gerando um ambiente competitivo, em que cada empresa busca se destacar em relação às demais. Dessa forma, rótulos de alimentos e a própria mídia passaram a ser importantes ferramentas de marketing, não apenas recurso informativo, tornando-se assim meio estratégico para que a indústria exerça influência sobre o consumidor.

No artigo em destaque, os pesquisadores da Universidade Federal de Lavras usaram uma amostra não probabilística por conveniência, com um total de 285 respondentes das cidades mineiras de Varginha (150) e Lavras (135), utilizando como instrumento de pesquisa questões elaboradas por eles.

Os dados indicaram que a maior parte dos entrevistados possuía idade entre 21 e 35 anos nas duas cidades, sendo que em Lavras, a maioria tinha o Ensino Médio como maior grau de escolaridade, enquanto que em Varginha a maioria tinha Ensino Superior. Quanto à faixa de renda, a maioria ganhava entre menos de 1 salário mínimo até 3 salários mínimos, representando 46% em Lavras, e 49% em Varginha.

Em relação ao tipo de mídia acompanhada pelos entrevistados, a televisão foi o tipo de mídia mais acompanhada (31% em Lavras e 36% em Varginha), seguida de perto pela internet, com 29% em Lavras e Varginha. Nas duas cidades, a maior parte dos entrevistados afirmou passar entre 1 e 3 horas do dia acompanhando as mídias em geral, que incluem, além de televisão e internet, o rádio e mídia impressa, embora esses dois últimos tipos de mídia se mostraram ser significativamente menos acompanhados.

Outro dado é que, em ambas as cidades, a maioria dos entrevistados classificou sua confiança na mídia nacional como média. Apenas 1% dos entrevistados em Lavras e 4% da cidade de Varginha disseram ter total confiança. Além disso, 60% dos entrevistados em Lavras e 71% daqueles de Varginha afirmaram sentir algum tipo de influência das mídias em seus hábitos alimentares, com apenas 3% em Lavras e 7% em Varginha interpretando essa influência como negativa. Além disso, 85% dos entrevistados em Lavras e 82% daqueles de Varginha já se sentiram atraídos por alimentos durante sua propaganda.

Percebe-se, por meio das análises dos dados, a grande influência da mídia sobre o consumidor. Segundo os pesquisadores, as estratégias de marketing têm o potencial de influenciar no comportamento alimentar, podendo também contribuir para o alcance dos objetivos da saúde pública em relação à alimentação e nutrição. Eles também destacam a importância de estratégias de educação alimentar e nutricional para formação de consumidores mais autônomos e críticos quanto às suas escolhas alimentares.

Fonte: CARVALHO, G.R.; GANDRA, F.P.P.; PEREIRA, R.C.; DIAS, L.B.; ANGELIS-PEREIRA, M.C. Percepção sobre mídia e comportamento na compra de alimentos: estudo com consumidores de dois municípios do sul de Minas Gerais. Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 22, e2018170, 2019.
Leia o artigo completo. Acesse: dx.doi.org/10.1590/1981-6723.17018.

Compartilhe

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *