Escreva os termos da sua busca

Teste Seus Conhecimentos

Incas, Maias e Astecas

0%

Foram membros de sociedades antigas do México e da América Central que descobriram que as sementes de cacau poderiam ser amassadas e transformadas em uma bebida chamada de 'tchocolatl'. O chocolate daquele tempo era muito diferente do que conhecemos hoje: não levava açúcar e ainda era misturado à pimenta e outros temperos fortes. Em mais de dois mil anos de história, o ‘chocolate’ foi por muito tempo considerado sagrado:

Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Para os astecas, civilização altamente organizada que habitava o México desde o século XIV, ele era um presente divino. Mais precisamente de Quetzalcoatl, deus da sabedoria e do conhecimento. Os astecas acreditavam que essa divindade havia trazido do céu as sementes de cacau e, por isso, festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos. Para completar a cena, que mais parece ter saído de um filme de horror, eles ainda ofereciam às vítimas taças de chocolate! Fonte: Invivo – Fiocruz

Uma das principais características desses 3 impérios nativos americanos (Incas, Maias e Astecas) são suas composições populacionais, não se tratavam de povos homogêneos de apenas uma cultura, idioma ou tribo. E sim de povos heterogêneos compostos por várias culturas, idiomas e tribos, que formavam alianças ou eram conquistadas e no fim se juntavam para constituir esses Impérios Americanos Pré-Hispânico.

Correct! Wrong!

Antes da chegada dos europeus no continente, os Incas, maias e astecas foram os povos que dominaram grande parte das Américas. Os Incas ocuparam total ou parcialmente onde hoje estão Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Argentina e Chile. Os maias chegaram a ocupar regiões onde hoje são territórios da Guatemala, Honduras, e Península de Yucatán. Os Astecas ocuparam um vale onde hoje está o México. Qual foi o maior entre esses impérios em número de súditos?

Correct! Wrong!

Todos os meninos do povo asteca frequentavam a escola. A metodologia de ensino nesse império era dividida em duas carreiras: Ensino da Prática – Militar e Administrativo, e o Ensino Celestial – Matemática, Astronomia e Teologia.

Pixabay
Correct! Wrong!

As paredes dos templos e palácios maias são cobertas de inscrições. Os textos registravam, por exemplo, histórias das dinastias maias, suas guerras e o sacrifício de inimigos para agradar aos deuses. Como essas inscrições são denominadas:

Imagem: Juan Carlos Fonseca Mata
Correct! Wrong!

Há estimativa que essa sociedade tenha construído cerca de 200 pontes suspensas. Essas pontes eram necessárias por viverem em regiões montanhosas e íngremes, como na Cordilheira dos Andes. As cordas elaboradas eram feitas a partir do entrelaçamento de fibras. Que sociedade era essa:

Imagem: Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Foi o maior império nativo da América em território, com um tamanho aproximado ao território atual do México, um dos 15 maiores países do mundo e tudo isso com pouco tempo de existência, cerca de apenas um século.

Correct! Wrong!

Estima-se que em cinco anos, após contato com os europeus, 15 milhões de pessoas da sociedade asteca (cerca de 80% do total) foram dizimadas numa epidemia que os locais chamaram de "cocoliztli", que na sua língua nahuatl tem o significado de “peste”. Essa informação é:

Imagem: Gary Todd
Correct! Wrong!

Em estudo publicado na revista Nature, Ecology& Evolution em 2018, pesquisadores apontaram como provável causa da tragédia a febre entérica, gerada por uma variedade da bactéria salmonela, trazida pelos europeus.

Foram povos extremamente organizados com grandes centros populacionais e grandes exércitos. Tinham grandes conhecimentos considerando a época em várias áreas como astronomia, engenharia, matemática, medicina e produção agrícola. Também possuíam idiomas e escritas bem definidas.

Correct! Wrong!

Foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. São conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.

Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Incas, Maias e Astecas
Voce falhou!

Nao foi dessa vez. Nao deixe de refazer o teste...
Esta´ no caminho!

Voce foi bem, faca o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Voce e´ um genio!

Parabens, voce foi excelente no teste!

Share your Results:

Acompanhe as curiosidades mais interessantes com Países e Suas Curiosidades!

Antártica

0%

O continente compreende cerca de 8% da superfície da Terra, embora apenas 0,2% dessa área seja atualmente livre de gelo. Está congelada há mais de três milhões de anos e tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. Cerca de quantos por cento da água doce do mundo está contida na região na forma de gelo?

Foto: David Mark
Correct! Wrong!

Fonte: PROANTAR

As águas do Oceano Austral não são ricas em biodiversidade, pois apresentam poucos seres marinhos, uma vez que são muito geladas e a maioria desses seres são sésseis ou com pouca movimentação. Além disso, elas não possuem ligação com os demais oceanos, portanto, não têm a mesma importância que eles. Essa afirmação é?

Antártica Foto: Agustín Zarco/iNaturalist
Correct! Wrong!

Essa afirmação é falsa, pois as águas do Oceano Austral são extremamente ricas em biodiversidade marinha, contendo seres que vão dos sésseis até grandes animais marinhos, como a orca, por exemplo. Além disso, suas águas realizam o resfriamento das correntes marinhas provenientes de todos os oceanos do mundo, com os quais elas se comunicam.

Fontes: Curso Antártica ou Antártida, oferecido pela Professora Sílvia Dotta, pela UFABC; Curso Explorando as maravilhas da Antártica, oferecido pela Dra. Francyne Elias-Piera, pelo Instituto Gelo na Bagagem.

2) Por ser coberta de gelo, o ar na Antártida é bastante úmido. As temperaturas na região favorecem a evaporação e formação de nuvens.

Antártica Foto: Martin Fuchs/Pixabay
Correct! Wrong!

A Antártica, na verdade, é tão ou mais seca que os desertos quentes. Isso ocorre porque, como as temperaturas são muito baixas, não há evaporação ou formação de nuvens.

Suas fêmeas podem chegar a viajar cerca de 80km para chegar em mar aberto com o objetivo de buscar alimento. Os machos são quem mantêm o ovo quente enquanto ela faz essa viagem vital para sua prole. Quando voltam para o local da reprodução, trazem a comida que é regurgitada para os filhotes recém-nascidos.

Antártica Foto: Siggy Nowak/Pixabay
Correct! Wrong!

"No continente da Antártica podemos encontrar 91 vulcões, sendo apenas 4 deles ativos. Alguns exemplos desses vulcões ativos são: o vulcão "Monte Erebus" localizado na ilha de Ross e o vulcão na "Ilha Deception" localizado perto da península Antártica, no arquipélago das Shetland do Sul". Essa afirmação é:

Antártica Foto: W. Bulach/Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Verdadeira. De fato existem 91 vulcões no Continente Antártico, mas apenas 4 se encontram ativos. Os mais conhecidos são o "Monte Erebus" e o vulcão da "Ilha Deception".

Fontes: Curso Antártica ou Antártida, oferecido pela Professora Sílvia Dotta, pela UFABC; Curso Explorando as maravilhas da Antártica, oferecido pela Dra. Francyne Elias-Piera, pelo Instituto Gelo na Bagagem.

No continente antártico, há uma incrível população de animais adaptados às condições extremas da região. Considerando essa informação, qual dos animais abaixo não estão presentes na Antártica?

Foto: Lucykeith-Diagne/iNaturalist
Correct! Wrong!

O Urso-polar está presente em regiões árticas. De acordo com estudo publicado na revista Nature Climate Change, a espécie pode desaparecer até 2100 devido à degradação de seu habitat.

A Antártica é o maior deserto do mundo. Esta afirmação é?

Foto: J. Crane/Pixabay
Correct! Wrong!

Verdadeira. A Antártica é considerada o maior deserto do mundo, pois é o lugar mais seco que existe, extremamente frio, não tem umidade e não cai chuva, mas sim nevascas. No litoral pode chover um pouco, há mais umidade e influência do oceano.

Fontes: Curso Antártica ou Antártida, oferecido pela Professora Sílvia Dotta, pela UFABC; Curso Explorando as maravilhas da Antártica, oferecido pela Dra. Francyne Elias-Piera, pelo Instituto Gelo na Bagagem.

Em 1959 foi assinado o Tratado da Antártica por diversos países. Para fazer estudos no local, é necessário respeitar o referido Tratado e o Protocolo de Madri sobre Proteção Ambiental, que proíbe, por exemplo, atividades com resíduos radioativos, brigas por território e qualquer ato que represente risco à vida selvagem. Existem cerca de 70 estações de pesquisa na Antártica, operadas por 29 países, dentre os quais o Brasil não faz parte.

Antártica Foto: Ministério da Defesa
Correct! Wrong!

O Brasil aderiu ao Tratado da Antártica em 1975, tendo iniciado o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) no início da década de 80, tendo inaugurado primeira estação no continente em 1984.

Fontes: Marinha; Fiocruz

Quais são as espécies da Antártica que estão sofrendo com as mudanças climáticas?

Foto: Uwe Kils/Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Esses animais estão sofrendo bastante com as mudanças climáticas. O Pinguim-imperador corre risco de extinção por conta do derretimento das plataformas de gelo igual ao Krill, o animal mais importante da cadeia alimentar Antártica. O Pinguim-antártico e o Pinguim-de-adélia estão sofrendo por conta da falta de Krill, seu principal alimento. E os Bentos estão sofrendo com o aumento da temperatura do Oceano Austral e do aumento da acidez água.

Fontes: Curso Antártica ou Antártida, oferecido pela Professora Sílvia Dotta, pela UFABC; Curso Explorando as maravilhas da Antártica, oferecido pela Dra. Francyne Elias-Piera, pelo Instituto Gelo na Bagagem.

Ernest Shackleton foi o primeiro explorador a chegar ao Pólo Sul. Esta afirmação é?

Foto: Kim, Hyun-tae/iNaturalist
Correct! Wrong!

Falsa. Schackleton iniciou a corrida pelo Pólo Sul, de fato foi o primeiro explorador a tentar chegar lá, porém só chegou ao Pólo Sul Magnético, faltando 180km para chegar ao Pólo Sul Geográfico e completar essa empreitada.

Fontes: Curso Antártica ou Antártida, oferecido pela Professora Sílvia Dotta, pela UFABC; Curso Explorando as maravilhas da Antártica, oferecido pela Dra. Francyne Elias-Piera, pelo Instituto Gelo na Bagagem.

Antártica
Voce falhou!

Nao foi dessa vez. Nao deixe de refazer o teste...
Esta´ no caminho!

Voce foi bem, faca o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Voce e´ um genio!

Parabens, voce foi excelente no teste!

Share your Results:

Acompanhe mais conteúdo sobre as regiões polares nos perfis de Momento Antártica e De Norte a Sul!

Grandes cientistas – Parte 1

0%

Fundador e primeiro diretor do Instituto Butantan. Foi pioneiro nas pesquisas e na produção de soros específicos contra veneno de animais peçonhentos.

Correct! Wrong!

Como pode ser conferido no site da instituição: em 1899, um surto de peste bubônica, que se propagava a partir do porto de Santos (SP), levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro antipestoso (que combate a peste), vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Instituto Adolpho Lutz). Esse laboratório foi instalado na Fazenda Butantan, na zona Oeste da cidade de São Paulo, e, em fevereiro de 1901, foi reconhecido como instituição autônoma sob a denominação de Instituto Serumtherápico. Seu primeiro diretor foi o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, estudioso dos problemas de saúde pública da época.

Descobriu o protozoário Trypanosoma cruzi, que causava a famosa doença de Chagas. Pela primeira vez na história da medicina, um pesquisador conseguiu descrever por completo o ciclo da doença, tendo identificado o vetor (o besouro conhecido como barbeiro), o agente causal (o protozoário Trypanosoma cruzi), o reservatório doméstico (gato), a doença nos humanos e suas complicações.

Correct! Wrong!

Reconhecido por humanizar o tratamento de pacientes psiquiátricos. Lutou contra teses racistas que relacionavam a miscigenação a doenças mentais no Brasil e contra o racismo científico da época. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde também atuou como presidente.

Correct! Wrong!

Físico italiano creditado como inventor da pilha elétrica, foi também o primeiro a isolar o metano. Em sua homenagem, o Congresso dos Eletricistas deu o nome de "volt" à unidade de força eletromotriz.

Correct! Wrong!

Demonstrou a existência da radiação eletromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Suas observações foram fundamentais para o desenvolvimento do telégrafo e, mais tarde, do rádio e da televisão. O nome da unidade de medida da frequência das ondas é uma homenagem a ele.

Correct! Wrong!

Recebeu dois prêmios Nobel: o Prêmio Nobel de Química, em 1954, por descobertas na área de ligações químicas e seu uso na elucidação da estrutura molecular, e o Prêmio Nobel da Paz, em 1962, pelo ativismo contra testes nucleares.

Correct! Wrong!

Química(o) que descobriu a estrutura do DNA, injustiçada(o) por colegas de trabalho que, em 1962, receberam o Nobel de Fisiologia ou Medicina pelo achado. Também conhecida(o) no meio científico por seu trabalho sobre a difração dos raios-x.

Foto: MRC Laboratory of Molecular Biology From the personal collection of Jenifer Glynn /Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Conhecida como a primeira dama da botânica no Brasil, foi a maior taxonomista de plantas do país, tendo mais de 25 espécies vegetais batizadas com seu nome. Foi a primeira mulher a fazer o concurso para naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ingressando na instituição em 1946.

Correct! Wrong!

Especialista em neuroanatomia comparada, a(o) cientista desenvolveu um novo método de contagem de neurônios no cérebro, a relação entre a área e a espessura do córtex cerebral e o número de dobras em sua superfície. Também verificou que o tamanho enorme do cérebro dos seres humanos está relacionado ao fato de termos aprendido a dominar o fogo e cozinhar alimentos.

Foto: CPFL Cultura/Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Médico(a) e sanitarista brasileiro(a), que com Emílio Ribas demonstrou no Brasil a teoria de que a transmissão da febre amarela era feita por mosquitos (Aedes aegypti). Descobriu que o leite precisa ser pasteurizado, processo que visa a uma letalidade que garanta a inativação de 100% dos microorganismos patogênicos que possam estar presentes.

Correct! Wrong!

Grandes cientistas – Parte 1
Voce falhou!

Nao foi dessa vez, refaca o teste...
Esta´ no caminho!

Vocu00ea foi bom, fau00e7a o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Voce e´ um genio!

Parabens, voce foi excelente no teste!

Share your Results:


Publicidade. Sugestões de livros:


Biomas - Amazônia

0%

Qual o nome do maior felino das Américas, que em épocas de cheia na Amazônia, por exemplo, passa boa parte do tempo nas copas das árvores? Também presente nos biomas Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, pode chegar a mais de 2 metros de comprimento, descontando a cauda. Trata-se de uma espécie cujas principais ameaças incluem a destruição de habitats e também caça predatória.

Correct! Wrong!

Borboletas na Amazônia que bebem as lágrimas de tartarugas?

Correct! Wrong!

Os insetos ingerem as lágrimas das tartarugas como uma forma de obter o sódio, elemento indispensável para uma série de funções orgânicas. Elas podem inclusive se aproveitar de nosso suor. Os animais carnívoros, por exemplo, obtêm o nutriente através do consumo de carne de suas presas.

Nome do termo que é derivado do Tupi que designa “estrondo”, justificado pela ocorrência de um som bastante alto e característico. Corresponde a um fenômeno natural em que ocorre o encontro das águas de um rio com o mar, podendo gerar ondas de até quatro metros de altura. Surfistas inclusive costumam estarem presentes quando de sua ocorrência.

Correct! Wrong!

Qual o nome do maior peixe de água doce mais emblemático da Amazônia? Pode chegar a atingir até 3 metros de comprimento, e a pesar 250 quilos. Seu nome vem de dois termos indígenas pira, "peixe", e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.

Foto: Cliff/Wikimedia Commonss
Correct! Wrong!

No bioma Amazônia estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Além disso, também inclui terras dos países das Guianas, Suriname, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Considerando essas informações, em qual estado tem ocorrido maior parte dos desmatamentos nos últimos anos?

Correct! Wrong!

Uma das mais famosas árvores da Amazônia, pode chegar a mais de 50 metros de altura, 3 metros de diâmetro e a viver até 120 anos. Suas raízes são chamadas de sapopembas e no passado, serviam como meio de comunicação entre índios, que batucavam nas raízes. Os sons ecoavam por longas distâncias. Referida também como “mãe da floresta”, era considerada sagrada pelos maias.

Foto: Ariel Rodríguez-Vargas/Wikimedia Commons
Correct! Wrong!

Uma das lendas que envolvem esse pássaro diz que, se a pessoa ouvir seu canto, será abençoado com boa sorte. Dizem que quanto canta toda a floresta fica em silêncio para ouvir sua melodia.

Foto: Dianes Gomes/Pixabay
Correct! Wrong!

Maior espécie de cobra da Amazônia. Em alguns casos, pode chegar a cerca de 10 metros de comprimento, apesar de sua média de tamanho ser de cerca de 4 metros. Pode pesar, em média, até 100 kg e viver até 30 anos. São normalmente carnívoras e se alimentam de animais tais como rãs, lagartos, jacarés, aves, roedores, entre outros.

Correct! Wrong!

Ponto mais alto do Brasil, eleva-se a 2.995 metros acima do nível do mar. O pico empresta seu nome a um Parque Nacional que está fechado desde 2003 devido a prática de turismo desordenado, que causou impactos negativos à população residente e ao meio ambiente.

Foto: Cesar Augusto Chirosa Horie
Correct! Wrong!

Entre os anos de 1988 e 2020 calcula-se que tenha sido desmatada na Amazônia Legal Brasileira o equivalente a cerca de duas vezes a área do estado de São Paulo, aproximadamente 457 mil quilômetros quadrados. A taxa de desmatamento em 2020 foi a maior em 12 anos.

Correct! Wrong!

Biomas - Amazônia
Voce falhou!

Nao foi dessa vez, refaca o teste...
Esta´ no caminho!

Voce foi bem, faca o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Voce e´ um genio!

Parabens, voce foi excelente no teste!

Share your Results:

Grandes cientistas – Parte 2

0%

Qual cientista recebeu duas vezes o prêmio Nobel, em Física e em Química, fazendo pesquisas sobre os fenômenos da radiação e que descobriu os elementos Rádio e Polônio?

Correct! Wrong!

Nascido(a) na atual República Tcheca e naturalizado(a) brasileiro(a), é conhecido(a) por ter revolucionado a agricultura. Suas pesquisas foram voltadas para a fixação biológica de nitrogênio através da raiz das plantas tendo como intermerdiárias determinadas espécies de bactérias.

Correct! Wrong!

Quem, das opções apresentadas, é creditado como inventor da lâmpada incandescente que alcançou maior sucesso comercial, substituindo o uso de lampiões a gás e velas, por exemplo?

Correct! Wrong!

Qual geógrafo brasileiro recebeu o Prêmio Vautrin Lud, considerado por muitos o Nobel da Geografia, tendo deixado reflexões sobre a importância do pensamento crítico e soluções múltiplas para os problemas globais? Uma de suas frases: “A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.”

Foto: Wikimedia Commons/TV Brasil
Correct! Wrong!

Médico e sanitarista, entre seus principais feitos estão o combate ao surto da peste bubônica no litoral paulista e a erradicação de doenças endêmicas no Rio de Janeiro nos idos de 1900. Por meio de suas pesquisas, desenvolveu vacinas que erradicaram as doenças que mais matavam, na época: febre amarela e varíola. É considerado como aquele que mudou a saúde pública no Brasil naquela época.

Correct! Wrong!

Físico e químico com origens britânicas com grandes contribuições sobre eletromagnetismo e eletroquímica, é apontado como inventor do primeiro motor elétrico. Também colaborou com a elaboração de termos tais como eletrodo, íon, ânion, cátion, eletrólito e eletrólise.

Correct! Wrong!

Foi um dos cientistas brasileiros mais brilhantes de sua geração. Com apenas 23 anos, ao lado do cientista inglês Cecil Frank Powell e o italiano Giuseppe Occhialini, descobriu uma partícula no interior do núcleo atômico que garante a coesão do átomo: o méson pi. Teve importante papel na catalisação dos esforços que levaram à criação do Conselho Nacional de Pesquisas - atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - em 1951.

Foto: Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Correct! Wrong!

Conhecido por suas contribuições ao projeto do sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada, uma forma eficiente de transmitir energia a grandes distâncias e utilizada hoje em dia em todo o planeta. Foi inventor da bobina que leva seu nome.

Correct! Wrong!

Construiu os primeiros dirigíveis com motor a gasolina. Foi o primeiro a demonstrar publicamente que era possível levantar vôo com uma aeronave mais pesada que o ar por seus próprios meios, sem impulsão externa. Foi quem inventou o avião. Teve também a idéia do chuveiro de água quente, até então inédito no país. Ainda sem se parecer com chuveiros atuais, constituía-se de um balde furado e dividido ao meio, com aquecimento a álcool e entrada para água quente e fria.

Foto: Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Correct! Wrong!

Apontado como criador do balão a ar quente em 1709, foi um sacerdote e inventor brasileiro.

Correct! Wrong!

Grandes cientistas – Parte 2
Você falhou!

Não foi dessa vez, refaça o teste...
Está no caminho!

Você foi bom, faça o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Você é um gênio!

Parabéns, você foi excelente no teste!

Share your Results:

Biomas - Mata Atlântica

0%

Como os saguis, têm unhas em forma de garras que lhes permitem agarrar-se a troncos e galhos de árvores. Alimentam-se principalmente de frutos, insetos, pequenos vertebrados e ovos de ave. Qual espécie endêmica da Mata Atlântica está em risco de extinção?

Correct! Wrong!

A Mata Atlântica tem um dia em sua homenagem. A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, na qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

Correct! Wrong!

A Mata Atlântica ainda continua intacta. Desde o período da colonização, a exploração sempre foi feita de maneira controlada, ao contrário do que dizem sobre a mata ter sido severamente reduzida pela exploração intensiva e descontrolada.

Correct! Wrong!

Hoje, conforme estudos apontam, restam apenas cerca de 7% da cobertura florestal original.

Um Parque Nacional, segundo a Lei nº 9.985/2000, trata-se de uma unidade de conservação tendo objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. No Brasil há mais de 70, e o primeiro deles foi criado em uma área da Mata Atlântica, no ano de 1937. Seu nome é:

Foto: Roberto Shimizu/Pixabay
Correct! Wrong!

Já não há povos indígenas habitando a região da Mata Atlântica. Todos os grupos indígenas presentes desde antes da colonização deixaram de existir. Atualmente, há apenas grupos vivendo em regiões da Amazônia.

Correct! Wrong!

Há diversos povos indígenas habitando a região da Mata Atlântica e entre eles, podem ser citados os Kaingang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Krenak, Guarani, Caiová e Tupiniquim.

Quanto da cobertura florestal original da Mata Atlântica foi devastada, conforme apontam estudos do INPE e SOS Mata Atlântica?

Foto: Robert Jones/Pixabay
Correct! Wrong!

Por sua enorme devastação ao longo dos séculos após a chegada dos colonizadores, pode ser considerado o bioma mais ameaçado do Brasil.

A Mata Atlântica é o maior bioma no Brasil. Estudos apontam que o bioma ocupa aproximadamente 12% do território brasileiro, se estendendo por 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Foto: Igor Camacho
Correct! Wrong!

O bioma Amazônia é o maior bioma no país. Ocupa cerca de 49% do território brasileiro segundo o IBGE, e possui a maior floresta tropical do mundo.

Qual espécie de árvore não está ameaçada de extinção?

Foto: Jani Pereira
Correct! Wrong!

Em relação a sua fauna, destacam-se diversas espécies de caranguejos, que formam grandes populações nos fundos lodosos. Está associado ao encontro das águas dos rios com as águas do mar, como em baías, enseadas e desembocaduras de rios.

Foto: Diogo Luiz/iNaturalist
Correct! Wrong!

Biomas - Mata Atlântica
Voce falhou!

Nao foi dessa vez. Nao deixe de refazer o teste...
Esta´ no caminho!

Voce foi bem, faca o teste novamente para melhorar o seu conhecimento!
Voce e´ um genio!

Parabens, voce foi excelente no teste!

Share your Results: