Escreva os termos da sua busca

Mestrados Stricto Sensu

Mestrado em Ciência do Solo UFPB 2023

Mestrado em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Inscrições: 11 de janeiro a 1º de fevereiro de 2023

Local: Areia – PB

Sobre o Mestrado em Ciência do Solo UFPB 2023:

A linha de pesquisa Solos e Nutrição de Plantas contempla pesquisas sobre sistemas de preparo do solo e de rotação/sucessão de culturas, agroecologia e agricultura orgânica; impactos dos sistemas de uso e manejo do solo sobre as propriedades físicas do solo; avaliação da aptidão agrícola das terras; diagnóstico ambiental e levantamento de uso da terra; sensoriamento remoto e geoprocessamento; usos não-agrícolas de solos. Aborda ainda pesquisas sobre manejo de solos afetados por sais; avaliação da qualidade da água; relação entre propriedades físicas e a dinâmica de água no sistema solo-planta-atmosfera; estratégias de prevenção, mitigação e restauração de áreas degradadas por ação de processos erosivos e, ou, de salinização. Além, de avaliar a disponibilidade de nutrientes no solo; métodos de amostragem do solo e de diagnose do estado nutricional de plantas; avaliação das exigências nutricionais de culturas de interesse regional; estudos de correlação e calibração; avaliação do potencial de fontes alternativas de nutrientes na agricultura (biofertilizantes, rochas moídas etc); quantificação da demanda e oferta de nutrientes com ênfase na adubação orgânica; modelagem das recomendações de corretivos e fertilizantes para as culturas.

Na linha de pesquisa Ciclos Biogeoquímicos, são realizados estudos dos processos que envolvem a transferência e a ciclagem de elementos, compostos químicos ou sedimentos, incluindo-se a água e os poluentes, que podem ocorrer em escala de perfil de solo, da topossequência ou de bacia hidrográfica. Avaliam-se também as relações entre a ciclagem do carbono e a sustentabilidade dos sistemas de produção e, quando possível, faz-se uso da modelagem matemática nos estudos de balanço de carbono na interface solo-água-atmosfera. Ademais, são também contempladas pesquisas sobre recuperação de solos poluídos ou degradados por metais pesados e poluentes orgânicos; e determinação de parâmetros de qualidade ambiental para os teores de metais pesados no solo.

O corpo docente do programa é formado por profissionais de diversas áreas de formação básica e em nível de pós-graduação, de forma a propiciar a multi e interdisciplinaridade nas atividades didáticas e na composição dos comitês de orientação dos alunos. Além disso, o grupo agrega competências e capacidades que contribuem para que a proposta do curso atinja os seus objetivos, de qualificar profissionais nas suas atividades junto às empresas e entidades demandantes, com foco da atuação nos problemas e oportunidades das diversas cadeias produtivas da agropecuária e das questões ambientais emergentes.

O PPGCS conta hoje com 11 docentes permanentes, dos quais 09 (nove) são lotados na UFPB, sendo 01 (um) bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; 01 (um) docente pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA – Campina Grande – PB) e 01 (um) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA – Meio-Norte – Teresina – PI (bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq). O PPGCS conta ainda com dois professores colaboradores (pertencentes ao DSER), duas bolsistas PNPD e um Professor Visitante.

Linhas de pesquisa Mestrado em Ciência do Solo UFPB 2023:

  • Ciclos biogeoquímicos;
  • Solos e Nutrição de Plantas.
 

Confira mais mestrados e doutorados clicando aqui!

Compartilhe
Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *