No 1º Seminário, intitulado “Bitucas de Cigarro – Cenários, Problemas e Soluções”, realizado em novembro de 2019 na Câmara Municipal de São Paulo, o foco eram os impactos socioambientais decorrentes do descarte impróprio de bitucas. Como resultado daquele encontro, ficou constatada a necessidade de projetos de educação para demonstrar a importância de um descarte correto dos filtros de cigarros.
No 2º Seminário, conseguimos reunir agentes nacionais e internacionais da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e academia para tratar do problema das bitucas, atualizando a discussão à luz de novos dados e do que aconteceu nestes dois anos, em especial a influência da pandemia do novo coronavírus. Tivemos a participação de pesquisadores de universidades brasileiras, ativistas de Portugal, Itália e México e dinâmicas envolvendo o público geral.
Para o 3º Seminário temos como objetivo debater assuntos que possam integrar setores com diferentes atuações, com sinergia entre a saúde pública e ambiental, sendo possível agregar a diversidade entre os discursos dos membros participantes. Além disso, temos a pretensão de revelar novos nomes com atuação no combate ao fumo e de bitucas no meio ambiente. Durante o evento teremos palestrantes de diversas áreas, integrando o conhecimento sobre a temática de uma maneira mais abrangente. Além disso, o público geral poderá integrar em minicursos durante o segundo dia de evento, onde também teremos o estímulo da ciência cidadã. Também haverá uma rodada de apresentações de trabalhos sobre a temática, com a difusão dos projetos atuais sobre os impactos das bitucas na saúde pública e no meio ambiente, com o encerramento do evento com uma premiação de “Melhor apresentação de trabalho do 3º Seminário sobre Bitucas de Cigarro” por meio do voto popular.
A organização.