Escreva os termos da sua busca

Ciências Agrárias

A transferência de tecnologia para o produtor rural: um caminho para a sustentabilidade

As inovações contribuíram para a apropriação de riqueza no campo e deram maior prestígio ao papel dos investimentos em tecnologia. Como verificado por Sabonaro e do Carmo (2020), a compreensão das inovações e transferência de tecnologias aos produtores rurais contribui não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para o social e ambiental.

Inovações conceituais e materiais na área ambiental são constantemente geradas em universidades e em centros de pesquisas no Brasil e em outros países. Contudo, nem sempre esta tecnologia, que é desenvolvida usualmente sob um custo social (isto é, com verbas públicas), atinge o “consumidor” ou usuário desta tecnologia, caracterizando normalmente uma lacuna ou carência de aproximação entre as esferas “produtor da tecnologia” e “usuário da tecnologia”

Uma das mais prováveis causas da existência desta lacuna é a pouca prática ou habilidade que vários pesquisadores possuem em transferir o que produzem em termos de tecnologias. Neste contexto, o desenvolvimento de um programa de atividades para esta finalidade (transferência de tecnologias e formas eficazes de transferir a tecnologia focando um público alvo) é algo altamente estratégico.

Historicamente, o crescimento da produção agrícola também está relacionado com as inovações, as quais, no período contemporâneo, tem alcançado ainda mais relevância para explicar o desempenho produtivo. Assim, as inovações contribuíram para a apropriação de riqueza no campo e deram maior prestígio ao papel dos investimentos em tecnologia, uso de conhecimento, aplicação de capital humano e capacidade gerencial. Desta forma fica evidente o impacto das inovações em benefício da modernização e da difusão tecnológica, assim como dos ganhos de produtividade da agricultura brasileira.

Considerando também que os pequenos produtores contam com poucos recursos para investir em tecnologia, este estudo teve por objetivo a realização de um levantamento de tecnologias através de revisão de literatura, colaborando com à produção sustentável para o produtor rural. Nessa perspectiva, este trabalho contribui com exemplos de transferência de tecnologias para o produtor rural.

Entre os vários casos verificados pelos autores, está o projeto “Peixe Mais”, desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, com a proposta de promover o desenvolvimento da piscicultura de água doce no Tocantins. Uma das ações deste projeto é a experiência da Capacitação Continuada em Piscicultura de Água Doce, no município de Araguaína, com foco na transferência de tecnologias para cultivo de peixes nativos por meio da atualização tecnológica aos técnicos multiplicadores da extensão rural.

Entre os resultados, observou-se que esta iniciativa buscou trazer diferentes realidades, criando um canal de comunicação entre a pesquisa e a extensão, além de transferir tecnologias e conhecimentos que perpassam os elos da cadeia produtiva do peixe para os técnicos extensionistas que irão multiplicar o conhecimento adquirido.

Como é possível concluir pelo exemplo citado e por outros também apresentados no estudo, a transferência de tecnologia desenvolve um papel fundamental no processo de adoção de inovações tecnológicas, principalmente quanto à difusão de informações que auxiliem no processo de tomada de decisões para o meio rural.

Fonte: SABONARO, D.Z.; CARMO, J. B. do. A transferência de tecnologia para o produtor rural: um caminho para a sustentabilidade. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 120-132, 2020.
Leia o artigo completo. Acesse: dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020120-132.

Compartilhe
Tags:

Leia Também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *