Escreva os termos da sua busca

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores analisam materiais alternativos sustentáveis, como casca de coco, para produção de concreto

A sustentabilidade é uma das principais preocupações de todo o mundo atualmente. O mundo da construção também não está isento disso. Nessa área, o concreto é o material que ganha destaque, consumindo significativa quantidade de recursos naturais tais como areia de rio (areia-R) e agregado de pedra britada (APB). Estes agregados ocupam quase 70–80% do volume de concreto.

Portanto, como defendido pelos autores do artigo publicado pela revista MDPI, é dever dos pesquisadores da área encontrar materiais de reposição adequados para economizar os recursos naturais. Se os materiais de substituição também vierem de fontes renováveis, isso pode ser uma vantagem para as indústrias de construção e para o próprio meio ambiente. Outra alternativa seria também o uso de agregados reciclados como fonte de material alternativo a ser usado no concreto.

O estudo visou identificar um material substituto adequado para os materiais citados areia de rio e agregado de pedra britada. Areia manufaturada (areia-M) de subprodutos industriais e casca de coco (CS), um resíduo agrícola, são os recursos selecionados como substitutos. O estudo usa areia manufaturada como agregado fino e casca de coco como agregado grosso no lugar de areia de rio (areia-R) e agregado de pedra britada (APB) para a produção de concreto, respectivamente.

Para provar que areia manufaturada e casca de coco são materiais alternativos sustentáveis, o estudo se concentrou nas características microestruturais e nas propriedades do concreto convencional (CC) e do concreto com casca de coco (CSC) produzidos com areia-R e areia-M.

Estudos microestruturais revelaram que o uso de areia-M não afeta as propriedades microestruturais do concreto em comparação com o concreto com areia-R e, em vez disso, melhora a resistência do concreto. Uma tendência semelhante foi observada quando casca de coco (CS) foi usado com areia-M em comparação com CS usado com areia-R. Portanto, este estudo sugere fortemente que o uso de areia-M no lugar de areia-R e CS no lugar de APB são alternativas sustentáveis para a produção de concreto.

Embora a areia-M seja produzida a partir de recursos agregados usuais, ela causa menos danos ao meio ambiente em comparação com a areia-R porque a extração da areia-R é prejudicial para o meio ambiente e o equilíbrio ecológico. Da mesma forma, o uso de CS na produção de concreto apresenta dupla vantagem: uma delas é a minimização dos resíduos sólidos que vão para aterros sanitários e, simultaneamente, a resolução do problema da degradação ambiental.

Os pesquisadores observam que seu estudo foi limitado apenas às propriedades mecânicas e, portanto, propriedades de ligação, propriedades de durabilidade, elementos estruturais como vigas sob flexão, cisalhamento, torção, retração de plástico e retração de secagem, características de deflexão de lajes, membros de compressão sob cargas estáticas e dinâmicas podem ser alguns das futuras linhas de pesquisa nesta área. Finalmente, segundo os autores, pode ser fortemente recomendado que na prática, areia manufaturada (areia-M) seja usada no lugar de areia de rio (areia-R) e casca de coco (CS) seja usada no lugar de agregado de pedra britada (APB) para elementos de concreto estruturais e não estruturais.

Fonte: RAMASUBRAMANI, R.; GUNASEKARAN, K. Sustainable alternate materials for concrete production from renewable source and waste. Sustainability, 13, 1204, 2021.
Leia o artigo completo. Acesse: doi.org/10.3390/su13031204.

Compartilhe
Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *