Escreva os termos da sua busca

Ciência e Tecnologia

Estudo apresenta célula de bateria que pode alcançar vida útil de mais de 1 milhão de quilômetros em ‘táxis-robôs’

Equipe de pesquisadores da Universidade Dalhousie, localizada no Canadá, apresenta em artigo publicado na Journal of The Electrochemical Society, resultados que apontam para o desenvolvimento de célula de bateria para veículos elétricos capazes de serem usadas por mais de 1 milhão e 600 mil quilômetros. Tais células também durariam pelo menos vinte anos para soluções de armazenamento de energia de rede. Um dos pesquisadores envolvidos, Jeff Dahn, e sua equipe, são parceiros no desenvolvimento de pesquisas para baterias da fabricante americana de veículos elétricos Tesla, cujas células de bateria são ranqueadas entre as melhores da indústria. 

Baterias com tempos de vida mais extensos tendem a se mostrar cada vez mais importantes dada a tendência da intensificação de usos que demandem maior número de ciclos de carga e descarga e que submetam as baterias a aproximadamente 100% de profundidade de descarga, como seria o caso de caminhões elétricos de longo alcance, ônibus elétricos, e inclusive táxis elétricos autônomos ou ‘táxis-robôs’, termo usado também por Elon Musk, CEO da Tesla, que vem desenvolvendo esse tipo de tecnologia.  

Vale destacar que estes tipos de veículos vêm sendo largamente desenvolvidos por startups e grandes fabricantes já estabelecidos no setor que utilizam tecnologias tradicionais como motores a combustão, que tendem a gradualmente perder espaço pelo contínuo aumento da demanda o crescente número de veículos com propulsão elétrica sendo ofertados. 

No estudo em destaque, o tempo de vida da nova célula de bateria (NMC532/grafite), sob temperatura controlada de operação de 20ºC, pode ultrapassar 1 milhão e 600 mil quilômetros antes de alcançar 95% de capacidade fracionária. Sob condições mais extremas, com as células a 40ºC, a bateria estaria com 70% da capacidade com 10 anos de uso e tendo percorrido uma distância projetada de 1.200.000 km, o que requereria apenas 3.650 ciclos no total. 

Segundo os pesquisadores, os resultados dos testes realizados no que foi chamado de excelente célula de íon-lítio de densidade de energia moderada devem servir como referência para empresas e acadêmicos desenvolvendo células de bateria de íon-lítio avançadas ou outros tipos de células de bateria. Os resultados alcançados pela equipe se mostraram bastante superiores àqueles usados por pesquisadores que trabalham com desenvolvimento de modelos de mecanismos de falha de célula de bateria, assim, os resultados são mais representativos para células de íon-lítio modernas e deveriam ser adotadas como referência por pesquisadores. 

Fonte: HARLOW, J. E.; MA, X.; LI, J.; LOGAN, E.; Liu, Y.; ZHANG, N.; MA, L.; GLAZIER. S. L.; CORMIER, M. M. E.; GENOVESE, M. A wide range of testing results on an excellent lithium-ion cell chemistry to be used as benchmarks for new battery technologies. Journal of The Electrochemical Society, v.166, ed.13, p.A3031-A3044, 2019.
Leia o artigo completo. Acesse: doi.org/10.1149/2.0981913jes.

Compartilhe
Tags:

Leia Também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *