Incas, Maias e Astecas
Foram membros de sociedades antigas do México e da América Central que descobriram que as sementes de cacau poderiam ser amassadas e transformadas em uma bebida chamada de 'tchocolatl'. O chocolate daquele tempo era muito diferente do que conhecemos hoje: não levava açúcar e ainda era misturado à pimenta e outros temperos fortes. Em mais de dois mil anos de história, o ‘chocolate’ foi por muito tempo considerado sagrado:
Para os astecas, civilização altamente organizada que habitava o México desde o século XIV, ele era um presente divino. Mais precisamente de Quetzalcoatl, deus da sabedoria e do conhecimento. Os astecas acreditavam que essa divindade havia trazido do céu as sementes de cacau e, por isso, festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos. Para completar a cena, que mais parece ter saído de um filme de horror, eles ainda ofereciam às vítimas taças de chocolate! Fonte: Invivo – Fiocruz
Uma das principais características desses 3 impérios nativos americanos (Incas, Maias e Astecas) são suas composições populacionais, não se tratavam de povos homogêneos de apenas uma cultura, idioma ou tribo. E sim de povos heterogêneos compostos por várias culturas, idiomas e tribos, que formavam alianças ou eram conquistadas e no fim se juntavam para constituir esses Impérios Americanos Pré-Hispânico.
Antes da chegada dos europeus no continente, os Incas, maias e astecas foram os povos que dominaram grande parte das Américas. Os Incas ocuparam total ou parcialmente onde hoje estão Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Argentina e Chile. Os maias chegaram a ocupar regiões onde hoje são territórios da Guatemala, Honduras, e Península de Yucatán. Os Astecas ocuparam um vale onde hoje está o México. Qual foi o maior entre esses impérios em número de súditos?
Todos os meninos do povo asteca frequentavam a escola. A metodologia de ensino nesse império era dividida em duas carreiras: Ensino da Prática – Militar e Administrativo, e o Ensino Celestial – Matemática, Astronomia e Teologia.
As paredes dos templos e palácios maias são cobertas de inscrições. Os textos registravam, por exemplo, histórias das dinastias maias, suas guerras e o sacrifício de inimigos para agradar aos deuses. Como essas inscrições são denominadas:
Há estimativa que essa sociedade tenha construído cerca de 200 pontes suspensas. Essas pontes eram necessárias por viverem em regiões montanhosas e íngremes, como na Cordilheira dos Andes. As cordas elaboradas eram feitas a partir do entrelaçamento de fibras. Que sociedade era essa:
Foi o maior império nativo da América em território, com um tamanho aproximado ao território atual do México, um dos 15 maiores países do mundo e tudo isso com pouco tempo de existência, cerca de apenas um século.
Estima-se que em cinco anos, após contato com os europeus, 15 milhões de pessoas da sociedade asteca (cerca de 80% do total) foram dizimadas numa epidemia que os locais chamaram de "cocoliztli", que na sua língua nahuatl tem o significado de “peste”. Essa informação é:
Em estudo publicado na revista Nature, Ecology& Evolution em 2018, pesquisadores apontaram como provável causa da tragédia a febre entérica, gerada por uma variedade da bactéria salmonela, trazida pelos europeus.
Foram povos extremamente organizados com grandes centros populacionais e grandes exércitos. Tinham grandes conhecimentos considerando a época em várias áreas como astronomia, engenharia, matemática, medicina e produção agrícola. Também possuíam idiomas e escritas bem definidas.
Foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. São conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.
Share your Results: