Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica UNIFEI
Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Inscrições: 15 de outubro a 8 de novembro de 2021
Local: Itajubá – MG
Sobre o Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica:
O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica – MPEH teve inicio em 2017, por intermédio do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), e tem por finalidade contribuir para a formação de recursos humanos para atuação no mercado de trabalho e para o avanço nas investigações nas diversas áreas de recursos hídricos.
O programa está estruturado em duas áreas de concentração: Geração Hidrelétrica e Gestão Sistemas Hídricos.
A Geração Hidrelétrica compreende o estudo, projeto, implantação, operação, manutenção e viabilização técnica, econômica, ambiental e social das centrais hidrelétricas, com enfoque as de baixas quedas, típicas dos potenciais disponíveis hoje no Brasil. Além da otimização e melhoria de performance das usinas já existentes e em operação no território nacional. Compreende, ainda, o estudo de segurança de barragem.
A Gestão de Sistemas Hídricos, visa atender uma demanda da sociedade e das empresas públicas e privadas no que se refere a capacitação de profissionais, técnicas de gerenciamento dos recursos hídricos. Compreende, ainda, o estudo técnico de engenharia utilizado para planejar, projetar e operar sistemas hídricos destinados a controlar e regular a água para satisfazer a uma diversificada gama de propósitos.
A área de concentração Geração Hidrelétrica conta duas linhas de pesquisa, Planejamento, Operação e Manutenção de Sistemas Hidroenergéticos e Projeto e Obras Civis. A área de Gestão de Sistemas Hídricos possui duas linhas de pesquisa de Gestão de Recursos Hídricos hídricos e Recursos Hídricos Aplicados. Cada linha de pesquisa está estruturada em 8 disciplinas. Para conclusão do programa é necessário cursar e ser aprovado em no mínimo 2 disciplinas obrigatórias, para a área de Gestão de Sistemas Hídricos e, uma do núcleo comum e uma da área específica, para a área de Geração Hidrelétrica; 5 disciplinas eletivas e mais 1 disciplina optativa a ser escolhida livremente entre as três grades ou nos grupos das disciplinas optativas a serem ministradas na forma de EAD que serão oferecidas se houver demanda suficiente para justificá-las. As disciplinas são ministradas em módulo de 1 semana, facilitando o egresso de profissionais atuantes no mercado de trabalho.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA:
GERAÇÃO HIDRELÉTRICA:
- Planejamento, Operação e Manutenção de Sistemas Hidroenergéticos
Compreende o planejamento, operação e manutenção sistemas hidroenergéticos e estudos comissionamento de novas usinas, com enfoque em centrais hidrelétricas de baixas quedas, típicas dos potenciais atualmente disponíveis no Brasil, além da otimização e melhoria de performance das usinas já existentes e em operação no território nacional, e avaliação do impacto ambiental.
- Projeto e Obras Civis
Compreende o projeto de estruturas e dispositivos hidráulicos, com enfoque no estudo de estruturas não convencionais em concreto armado e estruturas metálicas; estudo tecnológico do material concreto; estudo de técnicas de planejamento e controle de obras de centrais hidrelétricas. Compreende, ainda, o estudo de segurança de barragem.
GESTÃO DE SISTEMAS HÍDRICOS:
- Gestão de Recursos Hídricos
Compreende o planejamento e regulação de recursos hídricos, balanço hídrico, valoração de águas e dos recursos naturais, operação de reservatórios, gerenciamento de bacias hidrográficas, gestão integrada de recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, e zona costeira, e avaliação do impacto ambiental no uso do recurso hídrico.
- Recursos Hídricos Aplicados
Compreende estudos sobre as tecnologias e gestão ambiental e politica das diversas componentes do saneamento ambiental (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, e drenagem): tratamento e distribuição de água de abastecimento, coleta, tratamento e controle de águas residuárias urbanas e industriais, reuso de água, saneamento de comunidades rurais e isoladas, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos e estudos de sistemas de drenagem urbana sustentáveis;
Compreende estudos dos escoamentos em sistemas hidráulicos por meio de modelos físicos e matemáticos, com emprego de ferramentas computacionais e SIG; Estudo de modelos matemáticos e computacionais de simulação e previsão de processos hidrológicos.
Compreende projeto e estudo de materiais e técnicas construtivas aplicada a hidráulica fluvial e marítima, hidráulica de meios porosos; estudo de sistemas fluviais e estruturas mitigadoras de impactos;