Escreva os termos da sua busca

Mestrados Stricto Sensu

Mestrado em Ecologia UFV

Mestrado em Ecologia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Inscrições: 13 de outubro a 9 de novembro de 2021

Local: Viçosa – MG

Sobre o Mestrado em Ecologia UFV:

No Departamento de Biologia Geral (DBG), a ecologia surgiu como tópicos de disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Com a reestruturação departamental da UFV, a extinção da licenciatura e a criação do bacharelado em Ciências Biológicas, foi criado o setor de Ecologia do DBG, que hoje compõe o núcleo de pesquisadores do PPG-Eco.

Os pesquisadores do setor de Ecologia do DBG, junto a pesquisadores de outros setores e departamentos da UFV colaboraram na criação do APCN que foi recomendado pela CAPES no final do ano de 2010, com nota inicial 4.0. Em 2011 os primeiros estudantes foram selecionados para o programa e em 2013 as primeiras dissertações de mestrado foram defendidas. Em 2015, as primeiras teses foram defendidas.

Em nossa primeira avaliação trienal fomos novamente classificados com o conceito 4.0 (triênio de 2010-2012), uma vez que o curso não pôde ser avaliado por um triênio completo. Recentemente fomos contemplados com o edital FORTIS, uma parceria da UFV com a FAPEMIG, que visa fortalecer os cursos 3.0 e 4.0 dessa universidade.

O Programa conta com 19 professores, lotados em vários departamentos da UFV, Campus Viçosa (Departamentos de Biologia Geral, Biologia Animal, Biologia Vegetal, Entomologia), Campus de Rio Paranaíba e de outras IES (UFMG, UFOP e UFSJ).

Linhas de pesquisa:

Comunidades e Ecossistemas
Estudo das interações de populações biológicas com outras espécies e com o ambiente físico, e dos efeitos dessas interações na estrutura e modificação de comunidades biológicas; estudo dos processos que conectam organismos vivos ao meio abiótico; estudo dos atributos das comunidades, seus processos estruturadores e a sua influência sobre o funcionamento dos ecossistemas.
Organismos, Populações e Evolução

Estudo dos organismos e sua organização em populações biológicas; estudo dos atributos comportamentais, fisiológicos, morfológicos e genéticos dos organismos e suas variações; aplicação desse conhecimento na delimitação de espécies e demais grupos taxonômicos (Taxonomia), na proposição de hipóteses sobre suas relações evolutivas (Sistemática Filogenética) e no estudo dos processos ecológicos e históricos que determinam a distribuição geográfica dos organismos (Biogeografia Ecológica e Histórica).

EDITAL

 

Confira mais mestrados clicando aqui!

Compartilhe
Tags:

Leia Também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *