Escreva os termos da sua busca

Mestrados Stricto Sensu

Mestrado em Ciências Florestais UESB

Mestrado em Ciências Florestais – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Inscrições: 15 de novembro 5 de dezembro de 2021

Local: Vitória da Conquista – BA

Já no aguardo do próximo edital!

Sobre o Mestrado em Ciências Florestais UESB:

O Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCiFlor) foi credenciado pela CAPES em dezembro de 2013, destacando-se como o primeiro Programa Stricto sensu em Ciências Florestais criado no estado da Bahia. A primeira turma de discentes em nível de Mestrado iniciou suas atividades em agosto de 2014.

O PPGCiFlor visa promover a competência científica, através da formação de profissionais, pesquisadores e docentes qualificados para desempenharem atividades de pesquisa e estudos avançados na área das Ciências Florestais.

A motivação primaz do programa reside na busca de alternativas para o estímulo da produção do Setor Florestal, baseada nos preceitos de conservação e racionalidade do uso dos recursos naturais.

MISSÃO:

O PPGCIFLOR tem como missão a expansão e consolidação do conhecimento em várias regiões da Bahia através da formação de pessoal altamente qualificado, bem como pela publicação de seus trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais, o que tem levado o conhecimento dessa importante área de estudos a várias partes do Brasil e do mundo.

A formação de mestres em Ciências Florestais na Bahia, um estado com forte vocação para a preservação, conservação e produção de florestas, contribui para as metas nacionais de educação e desenvolvimento, além de ser um elemento chave para o desenvolvimento sustentável da região. O curso está instalado numa cidade de médio porte, Vitória da Conquista, referência da região Sudoeste da Bahia, cumprindo a função de descentralização e interiorização da educação.

Vitória da Conquista está localizada entre duas regiões fortemente caracterizadas pela produção de florestas plantadas para atender o setor de celulose e papel (região Sul da Bahia) e o setor siderúrgico – carvão vegetal (região Norte de Minas Gerais), e é uma região muito importante por possuir florestas nativas em áreas de transição entre os biomas Mata Atlântica e Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

O programa tem acompanhado as mudanças dos cenários ambiental, social e econômico, e reconhece as demandas da sociedade. O avanço do conhecimento possibilitado pelos egressos do PPGCIFLOR irá contribuir para o atendimento ao pequeno, médio e grande produtor florestal, às empresas florestais, aos mercados nacionais e internacionais de produtos florestais, aos órgãos públicos e privados ligados a conservação e preservação das florestais e dos recursos naturais, bem como toda a demanda de uma sociedade que clama por desenvolvimento sustentável.

EDITAL

 

Confira mais mestrados clicando aqui!

Compartilhe
Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *