Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) UFPB 2023
Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inscrições: 16 a 31 de janeiro de 2023
Local: Bananeiras – PB
Sobre o Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) UFPB 2023:
O Programa tem o intuito de intervir na qualidade da formação técnica e humanista de profissionais bacharéis e licenciados para atuação em parceria com os assentados e comunidades de agricultores familiares, bem como permitir que transmitam os conhecimentos técnicos que adquiriram ao longo do curso em contrapartida concomitante ao conhecerem a realidade rural dos agricultores, objetivando a melhoria de qualidade de vida econômica e social de suas famílias.
A principal característica, mais visível e frequente deste curso, será promover os amplos debates sobre a sociedade brasileira, refletindo sobre qual o verdadeiro papel da Universidade como centro de articulação do saber dominante com a área das Ciências Agrárias, como suporte intelectual ao desenvolvimento das cadeias produtivas. Vale salientar que o novo modelo proposto adota a formação voltada para a agricultura e incorpora a difusão do discurso e da prática agroecológica, que consiste na produção de melhorias na renda e nas condições de vida e trabalho da população do campo. Historicamente, os movimentos sociais do campo têm sido o esteio de propostas de transformação e mudança de rumos na Universidade. O campo brasileiro, cujo crescimento nos últimos anos mostra-se promissor no horizonte da questão agrária, tem elaborado e influenciado o debate e a busca de alternativas para àquelas comunidades de origem rural. A intenção dessa proposta é confirmar a existência de um conjunto de forças internas e externas movendo a Universidade para transformá-la no sentido de colocá-la a serviço dos interesses da maioria da população campesina. Assim, a problemática da carência de pesquisa no ensino superior agrário deverá ser suprimida pela inserção dos novos profissionais a serem capacitados nessa nova conjuntura.
A estruturação da proposta desse curso partiu das diversas manifestações e reivindicações feitas por comunidades e pesquisadores da área, entidades representantes de produtores rurais e organizações sociais diversas, que observam no PPGCAG uma oportunidade de qualificar profissionalmente e adequadamente os professores e técnicos agentes intervencionistas e demais profissionais educadores das escolas do campo ou voltadas para os povos do campo; contribuir para a melhoria da qualidade de renda e de vida dos jovens trabalhadores de diversas áreas do campo agropecuário brasileiro, a partir do desenvolvimento de processos e métodos que sejam apropriados à realidade campesina.
Nesse contexto, esse projeto de curso tem como objetivo atingir além dos professores educadores das escolas, Institutos Superiores e Universidades do Campo, profissionalizantes de nível básico, técnico e tecnológico ou de nível superior universitário, seus sujeitos educandos e educandas, numa perspectiva agroecológica e de sustentabilidade, adotando-se uma proposta profissional e uma política pedagógica comprometida com as transformações sócias, econômicas e educacionais para superação de seus obstáculos.
Linhas de pesquisa Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) UFPB 2023:
- Ciências Agrárias, Indicadores e Sistemas de Produção;
- Desenvolvimento Rural, Processos Sociais e Produtos Agroecológicos.