Mestrado em Biotecnologia Vegetal UENF
Mestrado em Biotecnologia Vegetal – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UFSJ)
Inscrições: 13 de outubro a 11 de novembro de 2021
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Já no aguardo do próximo edital!
Sobre o Mestrado em Biotecnologia Vegetal UENF:
O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) numa área de fronteira da inovação: a Biotecnologia Vegetal. Os profissionais formados desenvolvem pesquisas em ao menos uma de três grandes linhas: Biologia Integrativa: Genômica, Proteômica, Metabolômica e Bioinformática; Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Ambiente e; Caracterização da Biodiversidade Vegetal e Bioprospecção de Compostos Bioativos. Ainda, para além da pesquisa em alto nível, o PPGBV objetiva ainda a conversão destes conhecimentos em produtos e serviços de relevância para a agropecuária, a indústria, a medicina e o meio ambiente.
Para tanto, os discentes do PPGBV recebem formação diferencial em empreendedorismo e gestão de projetos biotecnológicos e, inovação tecnológica e propriedade intelectual.
LINHAS DE PESQUISA
• Biologia Integrativa: Genômica, Proteômica, Metabolômica e Bioinformática
Estuda, de maneira detalhada e integrativa, os processos biológicos, correlacionando os parâmetros genéticos, bioquímicos, metabólicos e fisiológicos inerentes aos vegetais e microrganismos associados. A geração de dados, em larga escala, através de abordagens genômicas, proteômicas e metabolômicas, e sua integração através da Bioinformática propicia, além da efetiva caracterização da biodiversidade, a prospecção de novos genes, peptídeos e metabólitos secundários de interesse biotecnológico.
• Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Ambiente
Estuda a aplicação da biotecnologia como ferramenta para aumentar a produtividade agrícola com o mínimo de impacto ambiental e produzir produtos e serviços de valor para a sociedade e o setor produtivo. Dentre as abordagens, destacam-se as metodologias de cultura de tecidos e micropropagação “in vitro”, o desenvolvimento e utilização de marcadores moleculares para a construção de mapas genéticos e a seleção de progenitores aplicáveis aos programas de melhoramento genético vegetal, bem como à seleção assistida por marcadores (MAS).
• Caracterização da Biodiversidade Vegetal e Bioprospecção de Compostos Bioativos
Contempla o estudo e caracterização da biodiversidade vegetal, incluindo análises da diversidade genética, taxonomia, caracterização morfo-anatômica, fitoquímica, e bioprospecção de novas moléculas. Juntas, tais abordagens visam a identificação, seleção, desenvolvimento e padronização de produtos oriundos da biodiversidade vegetal com potencial utilização industrial ou farmacêutica.