Mestrado em Biologia Computacional e Sistemas
Mestrado em Biologia Computacional e Sistemas – Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
Inscrições: 9 de novembro a 9 de dezembro de 2021 (encerrado)
Local: Rio de Janeiro – RJ
Já no aguardo do próximo edital!
Sobre o Mestrado em Biologia Computacional e Sistemas:
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCS/IOC/Fiocruz), criado em 2007, credenciando com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está alocado na área Interdisciplinar da Capes. O Programa é voltado para profissionais de nível superior oriundos de cursos nas áreas de ciências exatas, ciências da saúde ou ciências biológicas, interessados no estudo de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade no âmbito da biologia computacional e da biologia de sistemas. O Programa apresenta três Áreas de concentração: Biologia molecular estrutural; Genômica funcional, evolução e filogenômica; e Sistemas de informação e métodos matemáticos, estatísticos e computacionais.
A PGBCS difere-se dos demais Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz, na medida em que sua proposta é maximizar as interações e colaborações entre as áreas das ciências biológicas, engenharia e exatas, visando à formação interdisciplinar dos alunos. O potencial do Programa concentra-se no hibridismo de seu perfil. A diversidade de orientadores potencializa a geração de projetos e colaborações com um componente de inovação.
Espera-se que os mestres e doutores formados pela PGBCS sejam capazes de compreender e ter senso crítico em relação à produção científica em biologia computacional e sistemas; manter uma visão abrangente e interdisciplinar, tanto sobre a sua área de atuação como sobre as áreas científicas correlacionadas; conduzir pesquisa científica inovadora e de excelência; formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, novas metodologias e produtos, para atuar na pesquisa ou setor produtivo; preparar e redigir artigos científicos com vistas à publicação em revistas qualificadas e na área de atuação do Programa.
Linhas de Pesquisa na Área de concentração em Bioinformática:
– Evolução e biodiversidade;
– Genoma, transcriptoma, proteoma e metaboloma;
Linhas de Pesquisa na Área de concentração em Modelagem Computacional:
– Biologia de sistemas;
– Modelagem matemática e estatística em biociências;
– Modelagem molecular de biomoléculas;