Escreva os termos da sua busca

Mestrados Stricto Sensu

Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola UNEMAT

Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Inscrições: 27 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022

Local: Tangará da Serra – MT

Sobre o Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola:

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – PGASP em nível de Mestrado Acadêmico, vinculado a sub-área de Meio Ambiente e Agrárias, teve suas atividades iniciadas em 2011, na  Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no campus de Tangará da Serra. A questão que instigou a criação do programa foi a necessidade de associar o desenvolvimento agrícola à conservação do meio ambiente, considerando os impactos da agricultura e pecuária nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, circunscritos nas bacias hidrográficas do Paraguai, Araguaia Tocantins e Amazônia, respectivamente.

As transformações dos espaços naturais em agroecossistemas no estado de Mato Grosso promoveram cenários contrastantes, havendo, desde sistemas de produção altamente tecnificados, àqueles de baixa tecnologia, ambos com diferentes níveis de impacto no ambiente. Assim, o desenvolvimento de atividades agrícolas e a mitigação dos seus impactos no ambiente mato-grossense constituem uma problemática contemporânea que requer a execução de pesquisas que subsidiem o planejamento estratégico, as tomadas de decisão e as políticas públicas.

Para propor alternativas para elucidação da problemática apresentada é imprescindível a qualificação de recursos humanos de forma distinta daquela que vem sendo praticada disciplinarmente. Ciente desta necessidade, os pesquisadores da UNEMAT das diferentes áreas do conhecimento como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas, vinculados a quatro Campi da referida IES (Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum e Tangará da Serra), atuam, de forma integrada, para atender as proposições de investigação do Programa, vinculado à área interdisciplinar, decorrente da natureza hibrida e complexa das problemáticas atuais, que requerem a combinação de diferentes referenciais teóricos e instrumentos metodológicos em torno de um objetivo comum.

Linhas de pesquisa

Ambiente e Manejo Fitossanitário

Mato Grosso se destaca pelo uso intensivo de pesticidas no controle fitossanitário, principalmente por possuir grandes áreas e ser um dos maiores produtores agrícolas do país. Isso tem proporcionado diversos problemas ambientais como a redução dos agentes polinizadores e inimigos naturais das pragas agrícolas, além da contaminação de águas, intoxicação de animais e seres humanos. Nesse contexto, essa linha objetiva desenvolver pesquisas com intuito de minimizar os impactos socioambientais, decorrentes do uso de pesticidas, em sistemas de produção agrícola no Estado.

Horticultura e Desenvolvimento Socioambiental

O cultivo de frutas, flores, hortaliças, bem como o cultivo de plantas medicinais e aromáticas, estas estão entre os principais geradores de emprego, renda e de desenvolvimento rural no âmbito da agricultura familiar. No entanto, tal modalidade de agricultura é incipiente no Mato Grosso, onde a maioria dos produtos consumidos é oriunda de outros Estados. Em vista da necessidade de transpor os limites para o desenvolvimento dessa atividade e alavancar suas potencialidades, visando desenvolver tecnologias e estabelecer indicadores socioeconômicos, que possam verter em políticas públicas para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, essa linha foi concebida.

Água, solo e clima nos Agroecossistemas

A agricultura atual que transita entre a biotecnologia e o big data traz do mundo digital, desafios e ferramentas para modernização do jeito contemporâneo de produzir proteínas, gorduras e fibras. Nesta proposição as interações que ocorrem entre a água, o solo e o clima são objeto de estudos milenares e ainda longe de se esgotar. A utilização de tecnologias, associadas ao monitoramento meteorológico, aos cuidados com os solos e os recursos hídricos, demonstram a necessidade de planejamento racional destes recursos em suas diferentes utilizações, associados a proposições de política publicas voltadas a busca da sustentabilidade do sistema

Clique aqui para acessar a página da universidade para mais informações

Confira mais mestrados clicando aqui!

Compartilhe
Tags:

Leia Também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *