Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas UFG 2022
Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Inscrições: 22 de novembro a 14 de janeiro de 2022
Local: Goiânia – GO
Sobre o Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas UFG 2022:
Em 1985, foi criado, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da área de Ciências Agrárias no Estado de Goiás, o Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da UFG. Este curso de mestrado deu origem, em 1993, ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA/UFG), que já iniciou-se com cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, “Genética e Melhoramento de Plantas” passou a ser uma das Áreas de Concentração do PPGA/UFG. Até 2001, este constituía-se como o único curso de doutorado na área de Agronomia reconhecido pela Capes, nos estados federativos da região Centro-Oeste do Brasil.
Em 2009, em função do programa de expansão das universidades federais, mais docentes foram contratados, o que viabilizou a submissão de nova proposta de curso para a Capes, desta vez centrada no desmembramento da área de concentração em “Genética e Melhoramento de Plantas” do PPGA/UFG. Assim, em 2010, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP). Além de docentes lotados na EA/UFG, participam do Programa docentes do Departamento de Genética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG) e pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão.
O PPGGMP tem como objetivo principal formar Geneticistas e Melhoristas de Plantas, oferecendo aos pós-graduandos formação científica de qualidade. Para atingir esses objetivos, o Programa aborda metodologias clássicas e modernas, visando à capacitação dos pós-graduandos para atuarem em pesquisa, ensino e extensão, nas diversas áreas relacionadas à Genética e ao Melhoramento de Plantas.
Linhas de Pesquisa Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas UFG 2022:
- Genética e genômica de plantas;
- Melhoramento de espécies cultivadas;
- Conservação e melhoramento de espécies vegetais nativas do cerrado.