Tópicos
Tecnologias para transformação, reuso e armazenamento de resíduos:
Serão aceitos trabalhos de pesquisa básica e aplicada que expandam princípios científicos que possam ter implicações de fabricação de tecnologias para tratamento de resíduos/águas residuais e recuperação de subprodutos. Estratégias que promovam a mitigação dos impactos ambientais decorrentes do processo de geração, tratamento e/ou destinação final dos resíduos. São aceitos estudos com diferentes níveis de maturidade tecnológica (da pesquisa básica à aplicação de protótipos).
Uso de resíduos como fertilizantes:
Novas abordagens de agregação de valor focadas no uso direto ou na formulação de ativos que permitam a ciclagem de nutrientes e/ou condicionadores de solo a partir de resíduos agrícolas, pecuários, agroindustriais e lodo de esgoto. Abordagens práticas para agricultura, silvicultura e outras culturas de biomassa cultiváveis são bem-vindas.
Impactos ambientais ao ar, solo, água e sistema vegetal:
Estudos de avaliação de impactos resultantes dos sistemas geradores de resíduos e sua gestão, por meio de ACV e ferramentas relacionadas (pegadas, balanço de materiais, etc.). Neste tópico, serão considerados trabalhos que vão desde estudos de monitoramento de impacto ambiental até abordagens que se relacionem com a economia circular. Trabalhos que abordam aspectos políticos, econômicos e sociais (por exemplo, contexto ESG) também são bem-vindos.
Resíduo para energia:
Abordagens sistêmicas relacionadas à geração de energia e aproveitamento de resíduos por diversos processos (ex.: termoquímicos, biológicos…), e/ou que demonstrem estudos de aproveitamento energético. Estudos envolvendo o uso de subprodutos de transformações de gás (por exemplo, reforma do metano, singas, hidrogênio verde…) também são bem-vindos.
Estudo de caso:
Estudos técnicos de casos reais de monitoramento de ambientes produtivos e/ou validação de tecnologia em escala real. Para esta categoria serão consideradas tecnologias consolidadas, com detalhamento de dados técnicos que permitem medir eficiência e eficácia em condições reais.
A organização.