I Encontro Nacional Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento 2022
I Encontro Nacional Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento 2022
Data: 21 a 25 de novembro de 2022
Local: Diamantina – MG
Sobre o I Encontro Nacional Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento 2022:
O Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (NESA/PPGER/FIH/UFVJM), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/IG/UFU) convida a todos(as) pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados, professores(as) da educação básica e demais interessados(as), de diferentes áreas do conhecimento e em diálogo com o campo de Estudos Rurais, para participar e para apresentar pesquisas e trabalhos no I Encontro Nacional – Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento (Proposta FAPEMIG – OET-00239-22).
O evento será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-MG), nos dias 21 a 25 de novembro de 2022. Trata-se da 1ª edição do Encontro, com abordagem para trajetórias e perspectivas do Rural no bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) e com participação palestrantes de abrangência nacional.
Público-alvo
– pesquisadores(as), pós-graduando(as), graduandos(as), graduados(as), professores(as) da educação básica, demais categorias
Modalidades de participação
I – Apresentação de trabalhos /comunicação oral
II – Ouvinte
Programação
– mesas-redonda, mesa de música, relatos de experiência, sessões temáticas de apresentação de trabalhos/comunicação oral, atividades culturais
A organização.
Confira mais eventos clicando aqui!
Teste também seus conhecimentos com os quizes no site, como esse sobre a Amazônia:
Biomas - Amazônia
Qual o nome do maior felino das Américas, que em épocas de cheia na Amazônia, por exemplo, passa boa parte do tempo nas copas das árvores? Também presente nos biomas Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, pode chegar a mais de 2 metros de comprimento, descontando a cauda. Trata-se de uma espécie cujas principais ameaças incluem a destruição de habitats e também caça predatória.
Borboletas na Amazônia que bebem as lágrimas de tartarugas?
Os insetos ingerem as lágrimas das tartarugas como uma forma de obter o sódio, elemento indispensável para uma série de funções orgânicas. Elas podem inclusive se aproveitar de nosso suor. Os animais carnívoros, por exemplo, obtêm o nutriente através do consumo de carne de suas presas.
Nome do termo que é derivado do Tupi que designa “estrondo”, justificado pela ocorrência de um som bastante alto e característico. Corresponde a um fenômeno natural em que ocorre o encontro das águas de um rio com o mar, podendo gerar ondas de até quatro metros de altura. Surfistas inclusive costumam estarem presentes quando de sua ocorrência.
Qual o nome do maior peixe de água doce mais emblemático da Amazônia? Pode chegar a atingir até 3 metros de comprimento, e a pesar 250 quilos. Seu nome vem de dois termos indígenas pira, "peixe", e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.
No bioma Amazônia estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Além disso, também inclui terras dos países das Guianas, Suriname, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Considerando essas informações, em qual estado tem ocorrido maior parte dos desmatamentos nos últimos anos?
Uma das mais famosas árvores da Amazônia, pode chegar a mais de 50 metros de altura, 3 metros de diâmetro e a viver até 120 anos. Suas raízes são chamadas de sapopembas e no passado, serviam como meio de comunicação entre índios, que batucavam nas raízes. Os sons ecoavam por longas distâncias. Referida também como “mãe da floresta”, era considerada sagrada pelos maias.
Uma das lendas que envolvem esse pássaro diz que, se a pessoa ouvir seu canto, será abençoado com boa sorte. Dizem que quanto canta toda a floresta fica em silêncio para ouvir sua melodia.
Maior espécie de cobra da Amazônia. Em alguns casos, pode chegar a cerca de 10 metros de comprimento, apesar de sua média de tamanho ser de cerca de 4 metros. Pode pesar, em média, até 100 kg e viver até 30 anos. São normalmente carnívoras e se alimentam de animais tais como rãs, lagartos, jacarés, aves, roedores, entre outros.
Ponto mais alto do Brasil, eleva-se a 2.995 metros acima do nível do mar. O pico empresta seu nome a um Parque Nacional que está fechado desde 2003 devido a prática de turismo desordenado, que causou impactos negativos à população residente e ao meio ambiente.
Entre os anos de 1988 e 2020 calcula-se que tenha sido desmatada na Amazônia Legal Brasileira o equivalente a cerca de duas vezes a área do estado de São Paulo, aproximadamente 457 mil quilômetros quadrados. A taxa de desmatamento em 2020 foi a maior em 12 anos.
Share your Results: