Com grande alegria anunciamos a realização do IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2023, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
O CONGEO tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia e áreas afins, para discutir questões relevantes sobre a geografia política, a geopolítica e a gestão do território no contexto brasileiro e mundial.
O CONGEO é fruto de um projeto coletivo, iniciado em 2013, a partir da criação da Rede Brasileira de Geografia e Política – REBRAGEO. Nas edições anteriores, o congresso teve como temas centrais “Racionalidades e práticas em múltiplas escalas” (I CONGEO, Rio de Janeiro, 2014); “A integração sulamericana e a inserção de regiões periféricas” (II CONGEO, Natal, 2016); “Crise e reinvenção dos espaços da política” (III CONGEO, Niterói, 2018). Por conta da pandemia, o evento que ocorreria em 2020 foi cancelado e realizamos um ciclo de debates virtuais reunindo palestrantes de todo o Brasil e do exterior.
A 4ª edição do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território terá como tema central “Agendas, Atores e Pesquisas“, e contará com mesas-redondas, apresentação de trabalhos, palestras e debates que abordarão questões relacionadas ao poder e território, a gestão de recursos naturais e os conflitos territoriais, os processos de integração regional, com foco nas interações com a América do Sul, os novos temas e atores que influenciam na geopolítica em múltiplas escalas geográficas, dentre outros.
Além disso, o evento proporcionará um espaço para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Geografia e áreas afins.
Esperamos contar com a sua presença neste importante evento, para que possamos ampliar nossa rede de conhecimentos e debates que, certamente, possibilitará o aprimoramento das reflexões sobre a geografia política, geopolítica e gestão do território no Brasil e no mundo.
A organização.