Escreva os termos da sua busca

Doutorados Mestrados Stricto Sensu

Mestrado e Doutorado em Agroecossistemas UFSC 2022

Mestrado e Doutorado em Agroecossistemas – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Inscrições: 24 de janeiro de 2022 a 25 de fevereiro de 2022

Local: Florianópolis – SC

Sobre o Mestrado e Doutorado em Agroecossistemas UFSC 2022:

 

Linhas de Pesquisa Mestrado e Doutorado em Agroecossistemas UFSC 2022:

  • Abordagens agroecossistêmicas de processos produtivos;
    • Busca-se aliar o desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos com a investigação dos fatores ecológicos envolvidos no manejo dos recursos produtivos e seus impactos ambientais. Os estudos aqui realizados almejam promover alternativas produtivas dentro do uso de princípios agroecológicos, considerando os impactos dos processos produtivos, suas externalidades ambientais e os serviços ambientais e agroecossistêmicos.
  • Etologia, Criação e Bem-estar Animal;
    • Em resposta a uma demanda por ética da sociedade surgiu a necessidade de avaliar e, quando pertinente melhorar, o bem-estar dos animais criados com fins zootécnicos ou simplesmente manejados por humanos. O estudo científico do bem-estar tem como base a Etologia. As soluções para o bem-estar animal, além da base científica, precisam ser sustentáveis do ponto de vista econômico, ambiental e social. Portanto devem favorecer sistemas que diminuam a dependência de insumos não renováveis e externos ao estabelecimento rural e não poluam o ambiente, considerando além do questionamento ético relativo ao tratamento dos animais envolvidos no processo, o bem-estar das pessoas envolvidas no mesmo processo, condições de trabalho dos agricultores, saúde e acesso a alimentos de qualidade e em quantidade adequadas para o consumidor.
  • Evolução, manejo e conservação da agrobiodiversidade;
    • A agrobiodiversidade pode ser entendida como o produto dos processos da interação permanente entre o meio físico, os recursos genéticos e os sistemas de gestão e práticas utilizados por populações culturalmente diversas. Engloba o estudo do uso e funções da diversidade de plantas, animais e microorganismos necessários aos ecossistemas agrícolas, à domesticação de espécies e de paisagens e os processos usados para esse fim por populações tradicionais. Esta linha de pesquisa tem por objetivo compreender as relações entre populações humanas e a agrobiodiversidade, visando a promoção de estratégias para a sua conservação e uso. Estuda também os processos de domesticação para a construção de paisagens antrópicas, os fatores cognitivos que os induzem (valores, percepções culturais, políticas, bases evolutivas, arcabouços legais) e os sistemas de manejo aplicados para a sua formação.
  • Agricultura Familiar, Novas Ruralidades e Territórios Rurais;
    • Visa a produção de conhecimento teórico-metodológico e a realização de pesquisas aplicadas e orientadas no sentido de subsidiar o esforço de planejamento e gestão de dinâmicas territoriais, procurando dar conta das complexas interações entre o rural e o urbano, bem como das mudanças sociais, demográficas e culturais em curso nos territórios rurais, processos que acarretam redefinições nos perfis identitários dos diversos grupos sociais. Nesta linha de pesquisa objetiva-se estudar temáticas que articulam as noções de desenvolvimento sustentável, diversidade social das unidades agrícolas familiares, atores sociais e as diferentes formas de manifestação social, cultural e econômica das ruralidades contemporâneas.
  • Dinâmica de sistemas socioecológicos;
    • Um sistema socioecológico de interesse pode ser compreendido como sendo constituído por uma unidade bio-geo-física com seus atores sociais e suas instituições. Esses sistemas são complexos e adaptativos, e cujas fronteiras os distinguem da totalidade da situação-problema considerada. O objeto nesta linha de pesquisa é o estudo da dinâmica adaptativa em seu significado para a realização do propósito desses sistemas, e suas implicações para a transformação (melhoria) das situações-problema nas quais estão inseridos.
 

Confira mais mestrados e doutorados clicando aqui!

Compartilhe
Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *